"Quando os pássaros cantam, estarão chamando as flores nos campos, ou estão falando às árvores, ou apenas fazem eco ao murmúrio dos riachos? Pois o Homem, mesmo com seus conhecimentos, não consegue saber o que canta o pássaro, nem o que murmura o riacho, nem o que sussurram as ondas quando tocam as praias vagarosa e suavemente."
Kahlil Gibran
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
"A alma de uma clareira é o rouxinol."
Karen Blixen
sábado, 11 de setembro de 2010
Neste mundo o lindo é necessário. Há mui poucas funções tão importantes como esta de ser encantadora. Que desespero na floresta se não houvesse o colibri! Exalar alegrias, irradiar venturas, possuir no meio das coisas sombrias uma transmudação de luz, ser o dourado do destino, a harmonia, a gentileza, a graça, é favorecer-te. . A beleza basta ser bela para fazer bem. , in "Os Trabalhadores do Mar", Victor Hugo
Vem ! - Uma flauta invisível Vem ! - Uma flauta invisível Suspire perto dos vergéis - A canção mais tranqüila É a canção de pastores. O vento sopra, debaixo dos galhos , O espelho escuro das águas. - A canção mais feliz É a canção de pássaros. Aquele cuidar atento não te atormenta. Nos amamos ! amamos sempre! - A canção mais encantadora É a canção de amores.
Victor Hugo
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Aves , sonhos alados, Saem dos bosques inspirados. Ninhos, casas de amor, Sinfonias de luz , orquestras do Senhor.
Teixeira de Pascoaes
segunda-feira, 21 de junho de 2010
O bosque seria muito triste se só cantassem os pássaros que cantam melhor.
Rabindranath Tagore
quinta-feira, 3 de junho de 2010
"Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam vôo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti..." Mário Quintana
Para o alto da noite negra, da noite muito negra, partiu o delicado pássaro que só na extrema solidão do último ramo se atreve a cantar, porque diz a sua canção: “Eu te amo! Eu te amo! Eu te amo!”
Mas do cimo da noite negra, da sua janela mais negra, a plácida voz responde: “Dorme! Dorme! Dorme!” e o pássaro de asas fechadas cai sem saber onde. Cai no meu coração. (Nem teve tempo de beber a lágrima enorme que os olhos formarão.)
Cecília Meireles
Cada palavra uma folha no lugar certo.
Uma flor de vez em quando no ramo aberto.
Um pássaro parecia pousado e perto.
Mas não: que ia e vinha o verso pelo universo.
Cecília Meireles
sexta-feira, 12 de março de 2010
As ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro. Victor Hugo
Procuro uma alegria uma mala vazia do final de ano e eis que tenho na mão — flor do cotidiano — é vôo de um pássaro é uma canção.
Carlos Drummond de Andrade
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
É língua muito transitiva a dos pássaros.
Não carece de conjunções nem de abotoaduras.
Se comunica por encantamentos.
E por não ser contaminada de contradições
A linguagem dos pássaros
Só produz gorjeios.
Manoel de Barros in Retrato do artista quando coisa
Na língua dos pássaros uma expressão tinge a seguinte.
Se é vermelha tinge a outra de vermelho.
Se é alva tinge a outra dos lírios da manhã. Não indagues muito: é cruel querer saber Que fim nos reservaram os deuses;nem Fiques consultando os números babilônios. Pode ser que Júpiter te conceda muitos invernos, Ou somente este último, como expressa agora o mar tirreno ao bater nas rochas. Sê sensato, bebe teu vinho e abrevia as longas esperanças, Pois o tempo foge enquanto aqui falamos. Curte o dia de hoje – não te fies no futuro!
Horácio - Quintus Horatius Flaccus poeta e filósofo romano .Viveu de 65 a.C a 8 a.C.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
“A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá mas não pode medir os seus encantos. A ciência não pode calcular quantos cavalos de força existem nos encantos de um sabiá. Quem acumular muita informação perde o condão de adivinhar: divinare. Os sabiás divinam. ( Manoel de Barros, Livro sobre nada )
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Sejamos mais parecidos com o Rouxinol do que com a Cotovia. A Cotovia sabe cantar lindamente enquanto o sol ilumina e aquece. Mas o Rouxinol sabe cantar à noite, quando já não há luz nem calor, e canta através das trevas na ante-sala do amanhecer.
domingo, 24 de janeiro de 2010
Toda a gente quer compreender a pintura. Por que não há nenhum esforço para compreender a canção dos pássaros? ( Pablo Picasso )
palavras são como estrelas facas ou flores elas têm raízes pétalas espinhos são lisas ásperas leves ou densas para acordá-las basta um sopro em sua alma e como pássaros vão encontrar seu caminho.