domingo, 27 de janeiro de 2013
Beija-flor
Beija-flor pequenininho
que beija a flor com carinho
me dá um pouco de amor,
que hoje estou tão sozinho...
Beija-flor pequenininho,
é certo que não sou flor,
mas eu quero um beijinho
que hoje estou tão sozinho..
Roseana Murray
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Ditosa Ave
Quem fosse acompanhando juntamente
Por esses verdes campos a avezinha,
Que despois de perder um bem que tinha,
Não sabe mais que cousa é ser contente!
E quem fosse apartando-se da gente,
Ela por companheira e por vizinha,
Me ajudasse a chorar a pena minha,
E eu a ela também a que ela sente!
Ditosa ave! que ao menos, se a natura
A seu primeiro bem não dá segundo,
Dá-lhe o ser triste a seu contentamento.
Mas triste quem de longe quis ventura
Que para respirar lhe falte o vento,
E para tudo, enfim, lhe falte o mundo!
Luís Vaz de Camões
Calopsita
Parentes dos Papagaios e Cacatuas, as Calopsitas (Nymphicus hollandicus) são originárias da Austrália e foram descritas pela primeira vez em 1792.
Chegaram ao continente europeu, trazidas por expedições, por volta do ano 1840. Atualmente, junto com seus “primos”, os Periquitos Australianos (Melopsittacus undulatus), são os psitacídeos mais criados no mundo.
De fácil criação e vida longa (em média 18 anos, desde que bem cuidadas), as Calopsitas são recomendadas para quem deseja ter um belo pássaro sem muito trabalho.
O adestramento das Calopsitas requer muita paciência e não são todas que aprendem, porém os resultados são recompensados com belos assobios e a repetição de algumas músicas.
Calopsita
São aves muito fortes e resistentes , que raramente adoecem. Com tanta saúde, a Calopsita vive muito e comumente morre de velhice chega a viver mais de 15 anos.
São extremamente pacíficas e dóceis, seja com outras aves ou mesmo com seres humanos, mas ficam um pouco agitadas na época em que estão criando, por isto deve se evitar assusta-las.
Sociável e, geralmente gentil, a calopsita tornou-se um animal doméstico que se adapta bem na maioria dos lares, a calopsita aprende vários truques se for ensinada desde cedo, inclusive a falar.
Sanhaço
Tem o corpo cinzento, ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras. A cauda e as pontas das asas são azuis-esverdeadas, porém pouco contrastante.
Alimenta-se de pequenos frutos, cipós e plantas epífitas, além de néctar, botão de flores, polpa e suco de frutas maiores.
Sua dieta é composta basicamente de frutas, inclusive algumas espécies que cultivamos como o mamão e o figo, mas também captura insetos.
O ninho tem forma de cestinho, geralmente escondido em coqueiros ou em buracos de árvores.
É um dos assíduos frequentadores dos comedouros de frutas, que alguns colocam para atrair aves para os jardins. O canto é um assobio flauteado.
Canta durante o ano todo .