quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cambaxirra


















A cambaxirra (Troglodytes aedon), também conhecida por corruíra, é parente do famoso uirapuru, considerado por muitos como a ave brasileira que tem o canto mais bonito, e como este, também é grande cantadora.

Medindo cerca de 11 centímetros, alimenta-se de pequenos insetos que procura entre a folhagem baixa e em todo lugarzinho escondido nos cantos dos jardins e sua aparência frágil engana, pois um casal com três filhotes é capaz de comer perto de quinhentos insetos por dia.

8 comentários:

  1. olá, é o seguinte... hj a tarde, o gato de estimação que minha família cria apareçeu com um filhote de Cambaxirra. Nós corremos e tiramos o filhote dele, e vimos q ele ainda estava vivo, e físicamente intacto (pelo menos aparentemente) Como ainda é pequeno, o filhote não sabe voar, e depende totalmente dos pais.. se eu soubesse onde está o ninho, eu o colocaria lá..porém não sei..
    Eu o coloquei numa caixa de sapato forrada por um pano, e o coloquei no quintal. Percebi q de tempo em tempo os pais apareçem e trazem comida ao filhote, porém tenho q fik constantemente vigiando o gato, e tenho medo que ele mate o filhote. Por isso gostaria de deixa-lo fora de alcançe, mas para isso, teria q coloca-lo dentro de casa aonde além do gato, os pais tb não iriam...gostaria de saber se tem como eu "criar" esse filhote, digo.. tem algo q eu possa dar à ele como alimento..e talz.. ? ..Enfm, o q eu preciso e como fazer, para cria-lo ?
    Se alguem souber, me responda rápido por favor! vlw!

    ResponderExcluir
  2. Flavius,

    Não faço idéia.
    Pergunte a algum veterinário.

    Se eu descobrir , posto aqui, tá?

    Boa sorte!

    Nádia Mara

    ResponderExcluir
  3. putz..é mesmo né..aff..nem penssei nisso ..¬¬ rs

    O problema é q não tem veterinário aquí por perto! = \.. Bom eu vo tentar achar um, de qualquer modo se vc descobrir, porfavor posta aki.. vlw ae!! ^^

    ResponderExcluir
  4. Outra opção é procurar uma dessas casas que vendem aves, gaiolas e bebedouros.
    Eles sabem de tudo!

    ResponderExcluir
  5. huum..é mesmo...acho q tem uma dessas aqui por perto.. bem, amanhã vou ver isso ..só espero q até amanha ele sobreviva.. = \

    ResponderExcluir
  6. Caso, eu consiga eu posto aki brigadão pela sua atenção! = )

    ResponderExcluir
  7. poxa q pena ..não consegui =\ ..
    Fui pra escola, e deixei ele dentro da caixa no meuquintal, na sombra... mas qndo votlei ele ja tava morto =\

    Vlw aí pela atenção, brigadão! =\

    ResponderExcluir