segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Alma de gato























A ave que pressagia a morte

Segundo uma lenda amazônica, a alma de gato possui um canto fatídico: quando canta à porta da casa de alguém, este está com os dias contados. Claro que isto não passa de lenda. Aliás, essa ave deve ser protegida, pois é muito útil ao agricultor. O exame de 155 estômagos de almas de gato evidenciou que estas aves são insetívoras e que 50% do conteúdo era de lagartas que atacam as nossas culturas.

A alma de gato é uma ave da família dos cucos; mede 50 cm de comprimento, dos quais 2/3 pertencem à cauda, daí também ser conhecida como rabilonga. A cor é castanho-parda no dorso e cinza-ardósia na barriga. O pescoço e o peito são vermelho-acinzentados e a cauda tem penas escuras de pontas brancas. No norte do país é ainda conhecida como chincoã, tinguaçu e rabo de escrivão.

Em outros Estados do Brasil são atribuídos à alma de gato ainda os seguintes nomes: meia-pataca, crocoió, alma de caboclo, atingaú, tincoã e rabo de palha.

.

Um comentário:

  1. Vi muitas dessas no Amazonas. A maior parte a de bico amarelo. São lindas. Tem até uma história que um barqueiro me contou: transportando turistas japoneses nos igapós em Anavilhanas (pq nacional), eles queriam ver macacos. O barqueiro lhes disse que na mata alagada não há "bichos de terra", obviamente. Não contentes, um deles viu uma alma de gato no alto de uma árvore, por entre os milhares de galhos e folhas, e apontou firmemente: olha o macaco! Conformado, o barqueiro pensou: Melhor, se não voar é macaco. Como não voou, os japoneses ficaram felizes em ver o "monkey" no Amazonas.

    ResponderExcluir