sábado, 20 de setembro de 2008

Cambacica
























Alimenta-se principalmente de néctar, sendo capaz de perfurar as flores perto de suas bases quando as flores são profundas demais.
O cambacica habita toda a America Tropical. Nas Índias ocidentais entram em casas e chegam a
comer açúcar de potes. Possui plumagem da sobrancelha branca, margeada de negro, das costas e cabeca cinzenta-escuros, da garganta cinzenta clara e no ventre e uropigio amarelos.
O Rio grande do Sul possui cambacicas mais ao litoral , às vezes no interior do estado, e visto comumente na Corticeira do Banhado, Erythrina-crista-galli, as especies do Rio Grande do Sul ocorrendo um padrão na coloração, mas não é exclusivo do Sul. Alguns cambacicas foram vistos batendo as asas como beija-flores quando se alimentam de água com açúcar para os beija-flores em bebedouros.

Bibliografia:
Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Volume Único, Editora Nova Fronteira.

8 comentários:

  1. Muitos deles, aqui, em sampa, chamados de cagasebo, sorvem o nectar que preparamos em casa, é um pássaro belo, pequeno, simpatico e muito parecido com o bemtevi. Gostei Nadia, sou Eduardo: edulusos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Aquí em São Vicente, litoral de São Paulo, os Cambacicas estão sempre nos presenteando com sua presençana nissa janela, bebendo o nectar que colocanos no bebedouro para os Beija-Flores

    ResponderExcluir
  3. achei dois filhotes de cambacica,o que dou para eles comer?

    ResponderExcluir
  4. Além de água açucarada, ela aprecia muito banana, mamão, jabuticaba e laranja,

    ResponderExcluir
  5. ele come comida de sabia e so bater no liquidificador e penera,ira fica so o pó ele adora.

    ResponderExcluir
  6. coloco na janela água açucarada, alguma fruta e uma banheirinha..me divirto com o banho das cambacicas, espalhando água pra todo lado, são muito assustadas e fogem a qualquer movimento, mas são também muito curiosas e quando procuram comida vão invadindo a sacada e xeretando em tudo.

    ResponderExcluir
  7. Moro em Porto Alegre, em um apartamento no centro, 3º andar, e um casal de cambacica entrou na nossa sala e após uma semana de análise do local resolveram fazer ninho no lustre em cima da nossa mesa de jantar. Isso aconteceu na 1ª semana de set/2012. A fêmea fez a postura de 2 ovos, nasceram os filhotes, foram embora e ela dorme no ninho até hoje. Entra todos os dias ao entardecer e sai as 06h30 da manhã. Desde então deixamos uma janela aberta para que ela entre e saia à vontade.

    ResponderExcluir