![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK4HikijCjDRIwErpjwTSKTSGmXVqgVJywJRGh38d_5eiqQcLizgB2w7VhuOWnINJ9Xe4F_Y1RNxhyphenhyphentRcIUQpqxzAV-wt0sZ6H10HTqGdN72yS_Lxezt9Cl3eNBnNFM_aAq_xoAvJIUshY/s400/avecurio.jpg)
O nome Curió na língua tupi guarani significa "Amigo do Homem", pois este pássaro gostava de viver perto da aldeia dos índios. Esta característica de se aproximar do ser humano, a sua elegância, a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, e a enorme qualidade de seu canto, fez do curió um amigo muito estimado entre os criadores e amantes de pássaros em geral. O bicudo (oryzoborus maximiliani) é um parente muito próximo do curió e também excelente cantor, só que um pouco maior e é todo preto e com a mesma mancha branca na asa. O canto de curiós e bicudos é tão apreciado que, nos concursos, essas qualidades são muito importantes.
O Curió aprende a cantar desde pequeno com o pai, porém, os aconselham que os filhotes ouçam o canto do pai, somente se este canto for perfeito. As aves emitem sons que podem exprimir alegria, tristeza, aviso de alerta, dentre outros. Há uma grande variedade de cantos, e varia de região para região, havendo casos de pássaros que emitem até 40 assobios diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário